PARTICIPAÇÃO NA CAPACITAÇÃO E-PROINFO 2010

Representantes do NTE da Grande Florianópolis, Amanda e Elisete, participaram do Seminário do E-Proinfo 2010, realizado no Hotel Castelmar em Florianópolis nos dias 28/29 e 30 de setembro.



segunda-feira, 18 de junho de 2007

EEB. LEONOR DE BARROS

http://ntegrandefpolis.blogspot.com/2007/11/eeb-leonor-de-barros.html

PRODUZINDO UM CURTA METRAGEM - EEB. Leonor de Barros - Itacorubi
Tema: Urbanização
Alunos: 3ª ano Ensino Médio
Professor responsável na escola:Gerson Luiz Caldeira
Coord. Pedagógica NTE da Grande Florianópolis: Cristiane Alves Freitas -Multiplicadora

4) OFICINA: EDIÇÃO DE ROTEIRO
Ministrada por: Prof.: Hermes Guedes da Fonseca
Nesta oficina os alunos da 3ª série da EEB. Leonor de Barros aprenderam como criar o roteiro para o Documentário idealizado pela turma.




APRESENTANDO O LINUX EDUCACIONAL PARA OS PROFESSORES DA EEB. LEONOR DE BARROS.


















PRODUZINDO UM CURTA METRAGEM - EEB. Leonor de Barros - Itacorubi

Tema: Urbanização
Alunos: 3ª ano Ensino Médio
Professor responsável na escola:Gerson Luiz Caldeira
Coord. Pedagógica NTE: Cristiane Alves Freitas -Multiplicadora

PRODUZINDO UM CURTA METRAGEM é um projeto bastante ousado que além de estar promovendo a inclusão digital nas unidades escolares desta Gerência, estará também valorizando e incentivando a interação entre educação e experiência: possibilitando uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, a partir da contextualização dos conteúdos, a ação recreativa e cooperativa que estimula a pesquisa e a criatividade com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial a câmera filmadora e o vídeo.Durante a realização deste projeto, alunos e professores estarão sendo capacitados para o uso do vídeo e filmadora, para que compreendam estes equipamentos enquanto instrumentos complementares e facilitadores da aprendizagem. A comunidade escolar estará sendo introduzida no universo da produção audiovisual, possibilitando a expressão e a criação dos alunos por meio dessa nova linguagem, contribuindo na aquisição de assuntos e conteúdos específicos do currículo e da comunidade escolar em sintonia com os avanços da tecnologia.

AÇÕES REALIZADAS:
1) Amostra de vídeos produzidos por outros alunos - 21/03/2007:



Filme: O Massacre da Serra da Garganta
Alunos e professores assistiram a dois direntes genêros de produção áudio-visuail: documentário e curta metragem.




2) Amostra Fotográfica “RETRATOS DA URBANIZAÇÃO” - 14/05/2007
Fotógrafa: Gladir Backe
Obra: QUAL É O ITINERÁRIO DO SEU LIXO?
1) Série: COOPERATIVA DE RECICLAGEM (Itacorubi)
2) Série: ATERRO SANITÁRIO (Biguaçu)





Fotógrafa: Maria Elizabeth Lisboa
Obra: MANGUES ... AIS !
1) SÉRIE: POLUIÇÃO (Pontal da Daniela / 2006);
2) Série: URBANIZAÇÃO (5 Mangues de Florianópolis / 2006)
3) Série: FAUNA (Manguezal do Itacorubi / 2007)









3)Oficina Teórico/Prática: INTRODUZINDO A IMAGEM EM MOVIMENTO
Ministrante: Alessandra Teixeira – Estudante de Artes Plásticas da UDESC









Veja mais em: http://ntegrandefpolis.blogspot.com/2007/11/eeb-leonor-de-barros.html

7 comentários:

CRISTIANE ALVES FREITAS - NTE disse...

Apresentação:
PRODUZINDO UM CURTA METRAGEM é um projeto bastante ousado que além de estar promovendo a inclusão digital nas unidades escolares desta Gerência, estará também valorizando e incentivando a interação entre educação e experiência: possibilitando uma aprendizagem significativa e interdisciplinar, a partir da contextualização dos conteúdos, a ação recreativa e cooperativa que estimula a pesquisa e a criatividade com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial a câmera filmadora e o vídeo.
Durante a realização deste projeto, alunos e professores estarão sendo capacitados para o uso do vídeo e filmadora, para que compreendam estes equipamentos enquanto instrumentos complementares e facilitadores da aprendizagem.
A comunidade escolar estará sendo introduzida no universo da produção audiovisual, possibilitando a expressão e a criação dos alunos por meio dessa nova linguagem, contribuindo na aquisição de assuntos e conteúdos específicos do currículo e da comunidade escolar em sintonia com os avanços da tecnologia.

Cristiane Alves Freitas - NTE disse...

A amostra fotográfica“RETRATOS DA URBANIZAÇÃO” traz para discussão assuntos como: a produção de lixo, a poluição e a transformação do espaço geográfico a partir da urbanização. Estudantes da EEB. Leonor de Barros conhecem através da fotografia o Aterro Sanitário de Biguaçu, a cooperativa de reciclagem do Itacorubi e 05 manguesais de Florianópolis.
Essa amostra provocou e mobilizou a comunidade escolar, alunos e professores discutem e questionam sobre os problemas provocados pela grande produção de lixo decorrente do processo de urbanização na Grande Florianópolis.

Alessandra Teixeira - Ministrante da oficina disse...

A oficina INTRODUZINDO A IMAGEM EM MOVIMENTO é uma ação teórico-prática que trata da imagem em movimento e inserção através do vídeo.Tem como principais objetivos:
·Introduzir conhecimento básico sobre o vídeo;
·Possibilitar uma reflexão a cerca da imagem em movimento e sua relação com o espaço vivencial;
·Favorecer através do vídeo, percepções e ações, além de criações a partir de reflexões acerca da imagem em movimento;
·Incentivar a criatividade através dos meios tecnológicos;
·Possibilitar uma vivência experimental através do vídeo.
O plano de ação contempla:
-Aula teórica em sala de aula com apresentação do vídeo Extensões Para Ações Com Olhar – ESPAÇO; esse vídeo faz uma introdução à história do vídeo e conceitos (45 min.).
- Aula prática para captura de imagem com saída a campo com os alunos: Introdução à tecnologia e possibilidades de captura de imagem (4 horas).
-Aula teórico-prática para discussão e edição dos vídeos: O vídeo como forma de expressão – 4 horas (4 horas).

Gerson Luiz Caldeira disse...

É com muita satisfação que tive este sonho de produzir um curta metragem ou documentário com assuntos relacionados à minha disciplina. Sou professor de geografia há 18 anos e sempre sonhei em transformar as aulas teóricas em ações práticas dos alunos.para realizar este projeto foi preciso muita leitura, parcerias e ousadia. Com certeza vamos continuar este projeto que está sendo realizado com muito carinho e satisfação. Professor Gerson.

Anônimo disse...

QUE LEGAL!!! SOU MUITO AMIGO DO PROF GERSON E ACHO ELE MUITO CRIATIVO POR ESTA EXCELENTE IDÉIA EM TIRAR OS ALUNOS DA SALA DE AULA E TORNAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, CRIATIVAS DANDO AOS ALUNOS UM INTERESSE MAIOR EM PARTICIPAR DAS AULAS E ATINGIR SEUS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM!!!SUCESSO!!!TÔ ANSIOSO DO QUE VEM POR AÍ COM TANTA CRIATIVIDADE, POIS, ACREDITO NO FUTURO DESSE PROJETO.

Marcelo Dias

Anônimo disse...

A teoria aliada a prática consolidam o conhecimento, portanto, sem dúvida a idéia de associar filmes com conteúdos ministrados em sala de aula só poderá gerar bons frutos. Que estes se revelem na forma de adultos mais conscientes de seus direitos e da realidade que lhes cerca. Amigo Gerson, desejo-lhe boa sorte e sucesso em sua empreitada.

Abraços

Do Romario

Gessica disse...

Gostaria de parabenizar os responsáveis por este projeto dinÂmico e inteligentíssimo,que teve como instrumento a determinação dos alunos.
Ao prof. Gerson Caldeira,por reconhecer não só uma inovação mas por enchergar as necessidades de expandir os conhecimentos e testar novas técnicas de ensino.
Espero que este projeto prospere muito,pois acredito que esteja apenas iniciando.


Abraços

Géssica Flores